Seminário ICS & COLOUR | Rodrigo Bulamah | 16 Fevereiro 2022

O Seminário do Grupo de Investigação “Identidades, Culturas e Vulnerabilidades” funciona como espaço de apresentação das pesquisas mais recentes dos membros do grupo, de investigadores visitantes no ICS-ULisboa e de convidados. 

Nesta sessão (online) em colaboração com o projecto “The Colour of Labour” iremos ter o Rodrigo Bulamah, investigador associado ao projecto e investigador na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e CEMI/Unicamp

16 Fevereiro 2022 | 11h (horário de Lisboa)

“A vida tecnopolítica do carvão vegetal nos montes haitianos”

RESUMO: O carvão vegetal representa a base do sistema energético haitiano. Calcula-se que 70% da demanda por energia no país é suprida por esse combustível, utilizado sobretudo em cozinhas urbanas e periurbanas. Sobre esse tema, predominam discussões que retratam a produção de carvão vegetal como irracional e responsável por um desmatamento supostamente descontrolado no país. A produção de carvão é, contudo, mediada por técnicas e negociações que envolvem diferentes regimes de propriedade e herança, cálculos econômicos e ecológicos além da agência de espíritos que habitam árvores e outros elementos da paisagem. A proposta desta apresentação é deslocar o nosso olhar sobre o carvão com o objetivo de trazer à vista outras dimensões da vida nos montes haitianos, particularmente o par regeneração e toxicidade. Para tanto, discutirei alguns elementos dessa cadeia produtiva, enfatizando a potencialidade etnográfica de se olhar para rejeitos e sobras. 

BIO: Doutor em Antropologia Social pela Unicamp e pela EHESS, Rodrigo Bulamah é atualmente pesquisador FAPESP de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e colaborador do Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI/Unicamp) e do projeto Colour of Labour (Univ. de Lisboa). Seu trabalho de campo se concentra no Caribe — particularmente no Haiti e na República Dominicana — e seus temas de pesquisa são antropologia da história, relações raciais, mobilidade, ecologia e história da escravidão e do campesinato.

link para assistir: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86258995529