Conferência SPAE – Colette Le Petitcorps | Porto | 6 Julho 2019

A Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia (SPAE) promove conferências de entrada livre no Porto, no próximo sábado 6 de julho de 2019 no Museu Nacional de Soares dos Reis.

15h30 Colette Le Petitcorps

Post-doctoral researcher, ERC AdG The Colour of Labour, Instituto de Ciências Sociais, ULisboa

Colette Le Petitcorps é doutora em Sociologia com uma tese sobre as mulheres migrantes e as relações de serviço doméstico em França, conduzida no Laboratório MIGRINTER na Universidade de Poitiers. É atualmente investigadora em pós-doutoramento no Instituto de Ciências Sociais, no âmbito do projeto ERC Advanced Grant “The Colour of Labour. The Racialized Lives of migrants” (AdG 2015 – 695573), projeto esse liderado por Cristiana Bastos. Os seus temas de pesquisa cruzam o serviço doméstico, as relações de poder (sexo, classe e raça), as subjetividades políticas dos trabalhadores e o modo de produção da plantação.

TRABALHADORAS DOMÉSTICAS, PLANTAÇÃO E MERCADO GLOBAL
O mercado de trabalho e as utilizações do serviço doméstico amplificaram-se e ganharam em visibilidade nos últimos vinte anos em muitas sociedades ocidentais e do Sul.
Será que o serviço doméstico se pode interpretar como uma réplica da exploração do trabalho doméstico gratuito das mulheres, um prolongamento das relações de servidão na época contemporânea, ou/e como um resultado da mercantilização de todos os aspectos da vida? A autora desenvolve o modo como realizou a análise do trabalho de serviço doméstico em relação com a evolução socioeconómica de uma sociedade de plantação, as Maurícias, e a partir das subjetividades políticas de trabalhadoras domésticas, como contributo para a compreensão deste fenómeno global contemporâneo.

A palestra está disponível neste link: online video