The history of cocoa plantations in São Tomé – Marta Macedo | AHS – ICS-ULisbon

A história das plantações de cacau de São Tomé está ligada a um regime de trabalho coercivo racializado. A produção de um cacau standardizado, elogiado pelos principais fabricantes de chocolate, dependeu do trabalho de milhares de homens e mulheres “resgatados” em Angola, vinculados a um contrato perpetuo, sujeitos ao controlo e disciplina de todos os aspetos do seu quotidiano. Em 1908, William Cadbury, acusado de lucrar conscientemente com esse cacau “escravo”, decidiu visitar a ilha.

***

The history of cocoa plantations in São Tomé is linked to a coercive and racialized labour regime. The production of a standard cocoa, praised by the major chocolate manufacturers, depended on the work of thousands of men and women “rescued” in Angola, bound by a perpetual indentureship, controlled and disciplined in every aspect of their lives. In 1908, William Cadbury, accused of consciously profiting from this “slave” grown cocoa, decided to visit the island.

(Marta Macedo – ICS Researcher, ERC the Colour of Labour)

 

 


 

 

SOBRE O ARQUIVO DE HISTÓRIA SOCIAL DO ICS-ULISBOA
O Arquivo de História Social (AHS-ICS), antes designado por Arquivo Histórico das Classes Trabalhadoras, foi fundado em 1979, no então Gabinete de Investigações Sociais. Com a sua criação procurou-se resgatar e conservar documentação para o estudo do movimento operário e sindical. A aquisição de outras coleções de documentos, cobrindo um vasto leque de assuntos, alargou o objetivo inicial do AHS. Hoje o AHS tem à sua guarda fontes importantes para o estudo do anarquismo, do corporativismo, do feminismo, do movimento estudantil, dos movimentos nacionalistas africanos e o do processo revolucionário português (1974-1982).

CONTACTOS:
Edifício ICS, 1º andar
Av. Prof. Aníbal de Bettencourt, 9,
1600-189 Lisboa
ahsocial@ics.ulisboa.pt
Tlf.: +351 217804728

HORÁRIO:

Segunda a Sexta-feira, das 9h30 às 18h horas, com marcação prévia.